sábado, 20 de outubro de 2012

Nostalgia Harry Potter: Pedra Filosofal, Análise do Capítulo 1: “O menino que sobreviveu”


Rua-Dos-Alfeneiros

Toda lenda precisa de um início. Harry Potter e a Pedra Filosofal foi lançado no dia 26 de junho de 1997, em Londres pela Bloomsbury.  Em 1998 a editora Scholastic também publicou o livro nos Estados Unidos. “O menino que sobreviveu” é o primeiro capítulo dos sete livros da série Harry Potter e conta a rotina de Válter Dursley e Petúnia, tios trouxas de Harry.
O capítulo acompanha o tio Válter em um dia normal de trabalho, mas de alguma forma nem tudo parece tão normal assim. Pessoas vestidas de forma diferente, corujas na rua e um gato muito suspeito que encarava Válter durante todo percurso. Sem contar um velhinho comemorando que Você-Sabe-Quem finalmente foi embora. O tio suspeitava quem eles eram, mas preferia esquecer, já que qualquer possibilidade referente à isso estava fora de hipótese.
Ao virar as páginas, vamos de encontro a uma das cenas que abrem o filme. Dumbledore e seu desiluminador apagando as luzes da Rua dos Alfeneiros e encontrando a professora Minerva. Conversam sobre a dificuldade que Harry encontrará em conviver com os tios, que de acordo com a própria Minerva, são os piores tipos de trouxas que ela já observou.  Hagrid chega.
Um fato interessante não mencionado no filme é que Hagrid diz que pediu a moto emprestada ao jovem Sirius (página 18).  Hagrid também comenta que Lílian e Tiago estão mortos, ou seja, já somos apresentados a este fato logo na página seguinte. É realmente um capítulo que serve para nos introduzir a um Harry bebê, entender que ele vai morar com os tios e ao mesmo tempo ser apresentado um pouco a família metódica que os Durleys fazem parte.
Trecho marcante do capítulo:
“Ele vai ser famoso, uma lenda. Eu não me surpreenderia se o dia de hoje ficasse conhecido no futuro como o dia de Harry Potter. Vão escrever livros sobre Harry. Todas as crianças no nosso mundo vão conhecer o nome dele!” (Professora Minerva McGonagall) .
Personagens introduzidos no capítulo:
 Válter Dursley
Petúnia Dursley
Duda Dursley
Alvo Dumbledore
Rúbeo Hagrid
Minerva McGonagall
Jovem Sirius
Tiago Potter
Lílian Potter
Harry Potter
Alguns trechos do livro não aparecem nas adaptações do cinema e nesse capítulo, tivemos algumas diferenças. No filme não vemos Válter indo trabalhar e todos os acontecimentos suspeitos que o rodeia nessa rotina rumo ao serviço, o que seria interessante de se ver.
Resumo do capítulo
De forma objetiva, o capítulo tem dois momentos importantes: a introdução da família Dursley e Dumbledore, Minerva e Hagrid deixando o bebê Harry na casa dos tios. Também sabemos que os pais de Harry estão mortos, mesmo que Petúnia ainda não saiba – descobre na carta que Dumbledore deixa na porta. O capítulo termina com o bebê Harry esperando a porta abrir.
Nos comentários, queremos uma opinão do que vocês acharam desse primeiro capítulo do livro e se gostaria de ver algum trecho cortado nas telonas. Deixe sua crítica e conte-nos a sensação que teve ao lê-lo pela primeira vez. “O menino que sobreviveu” é o começo de toda história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário